sábado, 28 de agosto de 2021 - 14:19h
Saúde
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Por:
  
 
No final da tarde dessa sexta-feira, 27 de Agosto de 2021, na companhia do Secretário Municipal de Saúde de Serra do Navio, Tarlysson Soares e da Secretária Municipal de Educação, Renata Santos, reunimos com a Líder do Grupo Mulheres do Brasil??, Cleice Miranda, para articular parcerias que irão contribuir com o avanço dos projetos de saúde pública e educação do nosso município.
 
Uma das pautas tratadas e colocada como prioritária é o projeto voltado para as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e pessoas com síndrome de Down. Que também é uma bandeira defendida pela gestão em parceria com o legislativo, através do Vereador Camilo Mota que provocou essa demanda de grande importância nesse momento que vivemos e que estamos buscando mecanismo para auxiliar e proporcionar qualidade de vida para os pacientes e familiares.
 
 

Manutenção do Aparelho de Raio-X

 
 
 
Aparelho de Raio-X passa por manutenção e volta a funcionar na próxima quinta-feira dia 19 de Agosto de 2021.
 
A Prefeitura de Serra do Navio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o aparelho de Raio-X que estava com problema na reveladora recebeu manutenção e tem previsão de entrar em funcionamento na próxima quinta-feira, dia 19 de Agosto de 2021.
 
O equipamento foi testado na tarde desse sábado, dia 14 de Agosto de 2021, numa sala da Unidade Mista de Saúde, por um técnico especializado e supervisionado pelo Secretário Municipal de Saúde de Serra do Navio, Tarlysson Soares. “Depois de algum tempo parado hoje conseguimos fazer o teste do equipamento de Raio-X, e mais tardar quinta-feira estará em pleno funcionamento para atender nossos usuários.” Finaliza.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Serra do Navio
Construindo uma Serra mais bela!
 
 

Ação com ultrassonografia e outras especialidades

     
 
#SerraDoNavio: Sede do Município recebeu ação com ultrassonografia e outras especialidades nesse último domingo dia 16 de Maio de 2021. ?
 
Os trabalhos iniciaram no sábado na Colônia, atendendo diversas comunidades e encerrou ontem na Sede do Município.
 
A ação promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde, com a parceria da CMSN e da Unidade Mista de Saúde, trouxe a Serra do Navio um Cirurgião Geral, procedimentos odontológicos, clínico geral, ultrassonografia, transvaginal, abdômen total, ortopedista e outros.
 
No evento o Prefeito Elson Belo e a Vice-Prefeita Paulinha, ressaltaram a importância dessa ação para a população e a Dona Aldenora reforçou:
 
“É muito importante essa ação pra nós no Município, pois as dificuldades pra chegar até Macapá não são poucas. Com isso a gente ver a valorização e o compromisso do Poder Público com à Comunidade e isso é muito bom, é muito gratificante”.
(Aldenora Lima Vieira)
 
 

Medidas para atender famílias atingidas pela enchente

   
No dia 11 de Maio de 2021, a Prefeitura traça medidas para atender famílias atingidas pela enchente em Serra do Navio. ?
 
Na manhã de ontem foi realizada a distribuição de água mineral e após a chegada da Defesa Civil no Município hoje, se reuniram com o Prefeito Elson Belo e em seguida equipe de governo e Defesa Civil subiram o Rio Amapari para acompanhar de perto os problemas gerados.
 
A equipe percorreu as comunidades do Cachaço, Pedra Preta e Capivara para produzir um relatório técnico que irá nortear as novas medidas a serem adotadas.
 
A ação contou com a participação das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Administração, Obras, Guarda Municipal e Defesa Civil do Estado.
 
 

Ação para cirurgias e procedimentos oftalmológicos.

   
No dia 21 de Abril de 2021, a Prefeitura de Serra do Navio leva 50 idosos à Macapá para cirurgias e procedimentos oftalmológicos. ??
 
Foi com a parceria da Mina Tucano e do Deputado Júnior Favacho que garantimos a participação dos nossos idosos no Programa Mais Visão na manhã de hoje em Macapá.
 
O Mais Visão é um programa do Governo do Estado que conta com emenda parlamentar do Senador Davi Alcolumbre e é desenvolvido em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e oferece cirurgias de catarata e pterígio gratuitamente a população.
 
Acompanhados da Vice-Prefeita, Paula Santos, dos Secretários de Saúde e de Assistência Social e da equipe de Saúde nossos idosos foram bem recebidos e a Dona Regina deixou seu recado:
“É uma boa ação, porque muitos não tem condições de fazer essa cirurgia, eu pelo menos tô feliz. Quero agradecer muito a todos os envolvidos nessa ação que pra mim foi uma benção de Deus”
(Regina Pantoja – 59 anos)
 
 

Vacinação acima de 60 anos

No dia 19 de Abril de 2021 as Comunidades em Serra do Navio tem seus moradores acima de 60 anos todos vacinados contra a Covid-19. ??
 
Por lá já foram aplicadas tanto a 1º como a 2º dose da vacina! É da Comunidade do Capivara, localizada nas margens do Rio Amapari, que recebemos essa maravilhosa notícia.
 
Que alegra nosso dia e nos enche de esperança, trazendo a certeza de que logo logo tudo isso vai passar.
 
 
 

Região ribeirinha

    
 
No dia 09 de Abril de 2021, a Região ribeirinha de Serra do Navio recebe teste rápido, mosquiteiro e vacinação antirrábica. ? ?
 
A ação promovida pela Secretaria de Saúde, aconteceu nas Comunidades do Capivara e do Sucuriju, ambas na área ribeirinha do Município e além dos mosquiteiros, os moradores receberam testagem rápida tanto para Covid-19 como para Malária.
 
Já os Pet’s, para se manterem saudáveis, receberam a vacinação antirrábica.
 
 
 

Leishmaniose

 
 
#Leishmaniose | No de 05 de Abril de 2021, a Prefeitura de Serra do Navio inicia ação para combater o agente transmissor da doença. ?
 
Os trabalhos começaram pelo bairro do Staff que já tem casos positivos da infecção e após o controle da Pandemia no Estado, a ação continuará nos demais bairros e comunidades do Município.
 
A Leishmaniose é uma doença transmitida por um mosquito (fêmea) infectada, os sintomas variam entre nódulo no local da picada que pode gerar inchaço e dores, ferida aberta incolor com bordas elevadas e um fundo avermelhado que pode conter secreções e o tratamento é oferecido pelo SUS gratuitamente.
 
 
 
 
 
 
 
 

Casas Desinfectadas

   
Em Serra do Navio pessoas que testam positivo para Covid-19 tem suas casas são desinfectadas ?
 
O processo de desinfecção de prédios e órgãos públicos foi uma das medidas adotadas pela Prefeitura durante a Pandemia.
 
Dessa vez, ao testar positivo para Covid-19 o paciente tem sua casa desinfectada, além de todo o tratamento necessário.
 
Coordenada pela equipe da Secretaria de Saúde, a ação será realizada aos fins de semana, incluirá à área comercial e segue todos os protocolos recomendados pela ANVISA.
 
 

Teste Rápida

    
#PrevençãoÉaMelhorAção | Esse é o nome dado a um Projeto, que iniciou nessa semana no dia 18 de Março de 2021, desenvolvido pela Prefeitura de Serra do Navio para testagem rápida da população. ?
 
A ação irá percorrer bairros e comunidades do Município!
 
Auxiliando até aos assintomáticos na intervenção necessária, essa identificação prévia do vírus possibilita um tratamento precoce, previne a disseminação e traz o controle da saúde como um todo.
 
 
 

Medicamentos

  
 
#Medicamentos | A Prefeitura de Serra do Navio realizou a compra de mais medicamentos para abastecer as Unidades Básicas de Saúde e o Centro Covid do Município. ?
 
A distribuição dos ‘Kit Covid’ compostos por medicamentos que auxiliam no tratamento contra o vírus, continuam em Serra do Navio.
 
Nas UBS’s remédios para hipertensão, diabete, analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios, entre outros, estão a disposição dos nossos usuários.
 
 
 

Vacina Contra a Covid-19

Serra do Navio recebe as primeiras doses da vacina contra a covid-19

Foi na tarde do dia 19 de janeiro de 2020, que as primeiras 89 doses chegaram ao Município, entregue pela equipe da SVS com escolta da Polícia Militar e recebida pelo Secretário de Saúde, Randolph Scooth, e equipe.

Nessa primeira fase serão imunizados os profissionais da linha de frente, que atuaram incansavelmente no combate a covid-19 nos últimos 11 meses.

Ela chegou! E registramos aqui nossa gratidão a Deus, a ciência, aos Profissionais da Saúde, as Autoridades Brasileiras e a toda população Serrana por mais essa conquista.

Plano de Vacinação

   

 

PlanodeVacinação | Esse foi um dos principais temas do fórum de Governador e Prefeitos realizado no Palácio do Setentrião. ?
 
No dia 19 de Janeiro de 2021, Representando Serra do Navio esteve nossa Vice-Prefeita Paula Santos juntamente com Renata Santos e Randolph Scooth – Secretários de Educação e Saúde, respectivamente.
 
O Colabora Amapá, que é uma iniciativa para melhorar a educação no Estado e o Programa de Parcerias e Investimentos do Saneamento Básico também foram pautas na reunião. ?
 
Nossa luta contra a Covid-19 ainda não terminou! E a tão esperada vacina logo logo chegará em Serra do Navio.
 
 
 

Reforma da UBS Sebastião Moura de Araújo

   
 
OTrabalhoContinua | Em novembro iniciamos a Reforma da UBS Sebastião Moura de Araújo localizada na Comunidade do Cachaço. ?
 
Essa reforma faz parte de um conjunto de obras que visa percorrer todas as UBS do Município a partir de 2021, levando ampliação, conforto, segurança e a qualidade no atendimento à população.
 
Os serviços vão de reforma no telhado, na parte elétrica, troca de piso, adaptações, hidro-sanitária a pintura em geral.
 
 

Pet Sem Raiva

   
 
PetSemRaiva | Em Serra Do Navio cães e gatos são vacinados contra a Raiva. ??
 
Com os nossos animais de estimação vacinados, a diversão, o cuidado e o carinho se tornam mais seguros! Foram cerca de mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e aplicadas pela equipe da SVS e da Secretaria Municipal de Saúde ontem e hoje.
 
Meu muito obrigado a todos os envolvidos, a população que entendeu a importância dessa ação e aos nossos Pet’s que seguem com mais saúde . ?
 
ANEXOS
NOME DO ARQUIVO
Progressão nº 771-2020/SEAD Baixar
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SERRA DO NAVIO - Prefeitura Municipal de Serra do Navio
Rua Principal, nº S/N – Centro CEP: 68.948-000
(96) 33211-201
faleconosco@serradonavio.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá