Seg, 8 de Abril de 2019

Saúde

Saúde em Foco 🏥

A Prefeitura de Serra do Navio através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma sequência de reparos estruturais nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Confira:

Reparos na UBS do Pedra Preta – Mês de fevereiro.

Reparos na UBS do Assentamento – Mês de março.

Reparos na UBS da Colônia – Mês de março.

E na UBS do Cachaço será feito uma reforma nos próximos meses.

É a Prefeitura trabalhando pelo bem-estar da nossa gente.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


🤸‍♂ Exercício Físico 🏋‍♀

A prática regular de determinado exercício físico reduz substancialmente o risco de doença cardíaca, coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, ajuda a controlar o peso corporal; Reduz o índice de quedas em idosos; Diminui os sintomas de ansiedade e depressão e estão associadas à menor número de hospitalizações.

Pensando nisso a Prefeitura de Serra do Navio está com a renomada Personal Trainer, Eli Galdez, nas comunidades, com aulas de Ritmos, Zumba e Estep; Cardio Funcional, Ginástica Aeróbica e Localizada.

Confira na imagem os locais e horários dos exercícios.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


SAÚDE 

Em pleno domingo dia 10 de Março de 2019, o Senhor Prefeito Elson Belo e o Vice-Prefeito Elindomar Soares, cumprem agenda de trabalho na capital Macapá, cuja pauta foi com exclusividade em prol da Saúde do Amapá.
O encontro foi coordenado pelo Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Senador Davi Alcolumbre, e contou com as presenças ilustres do Ministro de Estado da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Secretário Geral da Casa Civil Giacomo Trento, na ocasião representando o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Presenças também do Governador Waldez Góes, Senadores Randolfe Rodrigues, Lucas Barreto, além do Senador do Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho, dos Deputados Federais: André Abdon, Luis Carlos, Leda Salada, Camilo Capiberibe, Aline e Vinícius Gurgel. Ainda, Desembargador do TJAP, Gilberto Pinheiro, Secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, Secretários Municipais, bem como Deputados Estaduais, Vereadores, Prefeitos e Prefeitas, Vice-Prefeitos e Vice-Prefeita e demais representantes e lideranças municipais.
O Presidente do Senado Federal e o Ministro de Estado da Saúde confirmaram que será feito repasse financeiro de mais de 23 milhões de reais, a fim de que o GEA cumpra a dívida da Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica, que tem há 08 anos com os 16 municípios amapaenses. Serra do Navio tem R$ 315.377,43 para receber.
“Foi um encontro de extrema relevância que teve como pauta a Saúde no Estado do Amapá, foram debatidos vários assuntos e esses assuntos, tanto o Presidente do Senado quanto o Ministro de Estado da Saúde, estarão trabalhando para fazer a transformação da Saúde no Amapá, principalmente com relação a questão da implantação do Hospital Universitário, uma das maiores obras do nosso Estado custará em torno de 200 milhões de reais.”

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


Mais Saúde

Nesta segunda-feira 15 de Abril de 2019, prefeitos e prefeitas do Amapá participaram da solenidade de anúncio do repasse de R$ 22 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS), para os municípios amapaenses.

O valor é referente à regularização dos passivos do governo do estado do Amapá com as prefeituras.

Em função das dificuldades para repasse do recurso; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre decidiu fazer as intermediações, e junto ao Ministério da Saúde conseguiu a liberação do montante agora transferido para o Poder Judiciário, para posteriormente, ser distribuído para as contas das prefeituras.

Os valores repassados serão proporcionais ao número de habitantes de cada município e deve ajudar a resolver inúmeras necessidades do sistema público de saúde.

Os cheques simbólicos, foram entregues pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre e pelo governador do Amapá, Waldez Goés.

É mais saúde para os municípios do Amapá!


Ambulâncias

Hoje, no dia da 5ª Conferência Municipal de Saúde a Prefeitura Municipal de Serra Do Navio através do Prefeito Elson Belo Lobato anunciou a conquista de 2 (duas) novas ambulâncias, totalmente equipadas para atender de forma adequada a população.

1 (uma) ambulância foi custeada com recursos próprios da Prefeitura; e
1 (uma) ambulância foi custeada com recursos de Emenda Parlamentar do Deputado Federal André Abdon.
Isso representa uma conquista e avanço para a saúde pública do município e, sobretudo, para a população serrana, pois proporciona uma melhora na qualidade do atendimento.


🏥 5° Conferência Municipal de Saúde 👨‍⚕

E assim foi mais uma Conferência Municipal de Saúde. Momento ímpar para se consolidar um SUS mais eficiente e democrático.

A comunidade marcou presença e lotou o local.

Esse encontro é de extrema importância para o bom funcionamento da Gestão Municipal, por meio dele é possível avaliar a situação de Saúde do Município e propor diretrizes para a boa formulação da política de Saúde.

Na oportunidade se fizeram presentes Regiclaudo Silva – Palestrante; Roberto Bauer – Coordenador do MS; José Nazareno – Coordenador de Plenária; Elindomar Soares – Prefeito em exercício; Ednaldo Almeida – Secretário Municipal de Saúde; Ivone Santos – Presidente do Conselho Municipal de Saúde e José Roberto (Kendém) – Vereador do Município.

Ainda, foram eleitos 8 delegados para representar nosso Município na Etapa Estadual.

#UnidosPorUmaSaúdeMelhor 🛤


+ Água Potável nas Comunidades 💦

Prefeito de Serra do Navio, Elson Belo Lobato, recebeu na tarde desta terça-feira 14 de maio de 2019 em Macapá, das mãos da Superintendente da FUNASA, Sra. Girlene Chucre, o Termo de Doação de equipamentos e componentes para a instalação de 5 (cinco) sistemas de clarificação, filtração e desinfecção da SALTA Z em águas de superfície e subterrânea, que serão implantados em 5 (cinco) de nossas Comunidades.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


Prefeito Presente 👨🏽‍💼

Partindo da ideia de que o Poder Público, detentor da responsabilidade de executar as políticas públicas, deve realizá-las conforme a necessidade da população, o Prefeito Elson Belo, juntamente com o Vice-Prefeito Elindomar Soares, acompanhados da Secretária de Assistência Social Silvana Souza e equipe da SEMAS, estiveram no último dia 23 na Comunidade de Colônia do Água Branca, acompanhando de perto os trabalhos desenvolvidos na UBS daquela localidade.

Avaliando o desempenho da Equipe Médica, Agentes de Saúde, Técnicos e Colaboradores.

Atendeu a comunidade, ouviu suas demandas e reafirmou seu compromisso em continuar trabalhando pelo bem-estar de todos.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


1° Tomógrafo Municipal do Amapá 🏥

Agora temos um tomógrafo computadorizado, que custou 1 milhão de reais, instalado no Centro de Especialidade e Diagnóstico do Município de Pedra Branca do Amapari, adquirido através de recurso de emenda parlamentar do Senador e Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e sobretudo com o empenho da Prefeita Beth Pelaes, que conduziu os trabalhos.

Para isso, os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias e Itaubal do Piririm assinaram um termo de pactuação entre si como usuários do serviço de tomografia, sediado pelo município de Pedra Branca do Amapari, visando atender os critérios necessários para aquisição do referido equipamento, pois o município de Pedra Branca não possui o número de habitantes suficientes para compor a população descrita na utilização do serviço.

Os Prefeitos tiveram papel decisivo no processo, bem como os Secretários Municipais, na elaboração da documentação que objetivou a instalação dos equipamentos.

“O primeiro tomógrafo municipal do Amapá, instalado em Pedra Branca, traduz o comprometimento do Senador Davi Alcolumbre e dos 6 Prefeitos, pertencentes ao termo de pactuação, com a população amapaense, pois o Tomógrafo admite a realização de diagnósticos de várias doenças, assim como avaliação de sua gravidade e até mesmo no auxílio para o correto tratamento, acarretando na prevenção e melhoria de vida dos nossos moradores”
Afirmou Prefeito Elson Belo.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


Combate a Malária

A Prefeitura de Serra do Navio realizou nos dias 13, 14, 15 e 16 de maio, aplicação de inseticida intradomiciliar nas comunidades do Porto do 20, Pedra Preta e Vila dos Maranhenses.

A malária é uma doença infecciosa aguda, causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium. A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de uma pessoa doente.

Estamos fazendo nossa parte para prevenir, controlar e reduzir a malária em Serra do Navio. Junte-se a nós!

Lembrando: Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor.

#TodosContraaMalária
#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


Inauguração do Raio X 👨🏻‍⚕

Hoje entregamos o tão esperado Raio X 100% funcionando em Serra do Navio. Momento memorável para todos os moradores.

Colocamos fim a uma espera de aproximadamente 12 anos. Pois esse equipamento foi entregue ao Município em 2007 pela Empresa MMX e somente hoje foi colocado em pleno funcionamento.

“Essa conquista só foi possível através da parceria entre Prefeitura de Serra do Navio e Governo de Estado que juntos entregamos a população esse equipamento que é um dos mais importantes quando o assunto é diagnóstico por imagem.”
(Afirmou Prefeito Elson Belo)

Isso porque o dispositivo foi o precursor de todas as demais tecnologias nessa área, como os aparelhos de tomografia, mamografia e ressonância magnética.

Assim, o aparelho de Raio X tem auxiliado os profissionais de saúde há décadas, facilitando diagnósticos de patologias localizadas em diversas partes do organismo.

Tumores, fraturas, bloqueio de vasos sanguíneos e até cáries são alguns dos males que podem ser identificados por meio de uma radiografia.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


Adeus Pneuzinho 

A Prefeitura de Serra do Navio lançou a Semana de Recolhimento de Pneus no período de 27 a 31 de maio de 2019.

Pneus sem uso, guardados em casa, são os locais preferidos para o Aedes Aegypti se produzir e transmitir doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika.

Ainda, o descarte de pneus no meio ambiente é um grande problema ambiental especialmente por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas.

Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Equipe de Endemias arregaçaram as mangas e foram pra campo colher os pneus descartados de forma incorreta.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


Veículos para Saúde

Entrega de 2 novas Ambulâncias 🚑

No dia 21 de junho de 2019, Serra do Navio esteve em festa pela entrega de 2 (duas) novas Ambulâncias ao Município – uma para a comunidade de Colônia do Água Branca e a outra para a Comunidade do Cachaço.

Uma foi adquirida com recursos próprios da Prefeitura de Serra do Navio e a outra através de emenda parlamentar do Deputado Federal André Abdon (PP), que se fez presente na cerimônia de entrega.

Ambas adaptadas com equipamentos de ponta, para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados.

O veículo irá propiciar a melhoria da qualidade de atendimento das urgências e emergências e ainda contribuir com as ações de procedimentos fora do domicílio, ampliando desta forma o acesso dos moradores aos serviços de saúde, de forma humanizada e acolhedora.

Vale ressaltar que antes do mandato do Prefeito Elson Belo, há mais ou menos 07 anos, que a Prefeitura de Serra do Navio não dispunha de ambulância.

O evento contou ainda com a presença dos Vereadores, Conselheiro Estadual da Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Picape 0km entregue à Saúde 🚘

Prefeito Elson Belo e Deputado Federal André Abdon (PP) entregaram na manhã da última sexta-feira (21) uma Picape novinha para a Vigilância em Saúde do Município.

O veículo modelo Mitsubishi L200 Triton, adquirido através de emenda parlamentar do Deputado André, será utilizado para executar as ações recomendadas para a melhoria dos indicadores da Vigilância em Saúde e nas ações de controle da Dengue, Zika e Chikungunya.

Mais uma conquista para Serra do Navio. Com toda a certeza este veículo vai nos auxiliar muito, permitindo melhores condições de atendimento das equipes às necessidades do nosso povo.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


8° Conferência Estadual de Saúde 👨🏻‍⚕

O evento reuniu gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do SUS com o objetivo de construir diretrizes para as políticas públicas de Saúde dos 16 Municípios do Estado.

A programação se deu entre os dias 12, 13 e 14 de junho de 2019, na Capital Macapá e contou com a participação do Município de Serra do Navio, muito bem representado pelos seus delegados eleitos na Conferência Municipal.

Que com muita lucidez conseguiram aprovar 90% das propostas de Serra do Navio em âmbito estadual e 3 das 5 propostas que irão para a Nacional são de Serra do Navio.

“É importante que a gente faça esse processo democrático porque é onde o povo diz o que quer para melhorar o Sistema Único de Saúde. Quero aqui agradecer a Gestão pelo apoio que foi dado aos delegados, no deslocamento desses para participar e representar o Município”.
(Ivone Santos – Presidente do CMS)

“O Sistema Único de Saúde – SUS é reconhecido com maior sistema gratuito e universal do mundo. Desde sua criação em 1986 até agora teve muitas Vitória e ainda tem muitos desafios. E, é o que vamos defender na décima sexta Conferência Nacional de Saúde. Agradecemos o apoio do Prefeito, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde pelo empenho e esforço nesta etapa estadual”.
(Elindomar Soares – Vice-Prefeito)

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


🏨 Inauguração da Clínica Odontológica

A Prefeitura de Serra do Navio em parceria com a Odontóloga Janete Cardoso entregaram a população na manhã da última terça-feira, 2, a Clínica Odonto Smile – localizada na Rua BC 11.

A Clínica Odonto Smile oferecerá atendimentos da melhor qualidade com equipamentos novos e de ponta como a Cadeira Odontológica, uma das últimas gerações da Dabi 700 e Radiografia Digital. Além dos serviços de limpeza, extração, restauração, odontopediatria, próteses, clareamento, aparelho ortodôntico e muito mais.

Pelos períodos da manhã será atendimentos a População carente, nos dias úteis, isto é, de segunda a sexta das 8h às 12h – com os serviços de limpeza, extração e restauração.
Nos outros horários e dias, o atendimento fica restrito às condições econômicas de cada paciente.

Na solenidade de inauguração se fizeram presentes, além de familiares e amigos, o Prefeito Elson Belo, Secretária Silvana, Chefe de Gabinete do Prefeito Sra. Dani Leila Leal, Controlador do Município Dr. Alielson Sena, Radiologista Odenice, Assistente Social Lene, Comandante da Guarda Municipal Sr. Heber Viana, os vereadores: Fernando MenezesNaaliel Castelo, José Jose Roberto Kenden e Eukilene Vinhote, que puderam acompanhar de perto mais essa conquista ao Município.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


🚰 Melhor Água em Serra do Navio💧

Hoje em Serra do Navio, a Comunidade Vila dos Maranhenses possuem a melhor água para consumo humano da cidade.

Isso só foi possível após um longo processo de estudo, pesquisa e planejamento por parte da Gestão do Prefeito Elson Belo, FUNASA, CAESA, Analista Nestor Ataíde e apoio da Vereadora Eukilene Vinhote.

Na referida Comunidade, a Prefeitura, FUNASA e CAESA implantaram a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano – Salta-Z, que proporciona água de qualidade aos moradores da localidade, atendendo aos princípios da Lei Nacional de Saneamento Básico, diretrizes do Plano Nacional de Saneamento Básico e aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Foi detectado que a pior água para consumo em Serra do Navio vinha da Vila dos Maranhenses e hoje a realidade é outra.

O pH da Água Mineral é de 3,8 – já na Vila dos Maranhenses o pH da água é de 5,8 – ou seja, os moradores estão consumindo água mais saudável que a Mineral.

E já temos mais 4 unidades para serem instaladas nas demais comunidades.

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


Combate a Malária

A Prefeitura de Serra do Navio vem intensificando o combate a Malária desde 2017 e como podemos vê no gráfico apresentado, em 2015 os casos confirmados de malária no Município foi de 1.574 já em 2018 foi de 309.

Em 2019 temos uma redução nos casos de malária de -53.8% em relação a 2018 no período entre os meses de janeiro a maio.

“Tanto a limpeza pública como a intensificação dos trabalhos da equipe de Endemias tem contribuído consideravelmente para esse resultado. Estamos trabalhando para melhorar a vida das pessoas”
(Prefeito Elson Belo)

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


🤸🏻‍♀ Vem aí o Projeto Madrugão – Agora eu fico fitness 🏋🏻‍♀

A Prefeitura de Serra do Navio lança o Projeto Madrugão toda segunda, terça e quarta-feira às 6h.

Com uma novidade: todos os participantes irão ganhar uma avaliação física junto com uma proposta alimentar.

Vamos nessa grande caminhada e exercícios físicos com a Personal Trainer Eli Galdez e Nutricionista Lene Paes. 👩🏻‍🏫

Não fique de fora! As segundas, terças e quartas-feiras você tem um encontro marcado com sua saúde. 😉

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


 Projeto Canguru do Hiperdia 👨🏻‍⚕

A Prefeitura de Serra do Navio tem na área da Saúde o Projeto Canguru do Hiperdia que visa atender idosos hipertensos e diabéticos não alfabetizados, com o intuito de orientá-los onde armazenar e tomar os medicamentos corretamente.

Nosso projeto foi apresentado em Macapá na Oficina aqui tem SUS e entre 32 projetos ele ficou em 5° lugar no Estado por ter uma enorme relevância para a Atenção Básica nos Municípios.

É a Prefeitura cuidando dos nossos idosos como eles merecem!

#UnidosPorUmaSerraMelhor 🛤


Setembro Amarelo 💛

Com o objetivo de conscientizar as pessoas ao redor de Serra do Navio que o suicídio pode ser evitado, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, realizaram neste último dia 21 (sábado), uma rodada de conversa sobre o tema, com a participação do Projeto Semeamar através de palestras, filmes, dinâmicas e finalizando com um debate sobre a importância de quebrar o silêncio.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.